Quer montar um Supermercado Virtual? 5 dicas quentinhas para você

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E-commerce para supermercados em alta

Com todo o crescimento constante de vendas pela internet, o Brasil começa a navegar para um novo nicho de vendas online, o supermercado virtual. Dessa forma surgem diversas perguntas e muitos planos de negócio movidos por um objetivo, ser o pioneiro na venda online de produtos de supermercado em sua cidade/região. Já conversei com vários empreendedores espalhados pelas mais diversas regiões do Brasil sobre suas ideias e projetos nessa área e todos têm um pensamento em comum, o de proporcionar mais conforto e qualidade no serviço prestado aos seus clientes.
Após tantas conversas e discussões, consegui mapear algumas das necessidades que sempre são levadas em consideração antes de atuar nesse ramo de mercado, e, assim, vamos abordá-las em 5 passos que são revisados para se montar um supermercado virtual.

1 – Conheça a sua região de atuação

É imprescindível conhecer a sua cidade, o ambiente do seu cliente, estude formas de dar aos seus fregueses a maior quantidade possível de conforto. O conhecimento logístico é extremamente importante, mas não mais que o conhecimento do perfil do seu cliente. Conhecer o local de atuação pode ser uma munição muito eficaz para as estratégias definidas ao longo da execução do negócio.

2 – Avalie os produtos oferecidos e seus estoques

Tão fundamental quanto analisar a região de atuação é a definição do mix de produtos que serão oferecidos no supermercado virtual. A grande demanda por vários departamentos pode tornar essa decisão um tanto difícil. Uma grande diversidade de produtos pode demandar várias formas de armazenamento e manuseio, como câmaras frias e refrigeradores, açougues e hortifruti. Investimentos de maior monta podem surgir. Alguns planos de negócio online avaliam a oferta de produtos mais elaborados e com maior valor agregado, visando reduzir o público-alvo a fim de personalizar mais o atendimento.

3 – Tenha um sistema de emissão fiscal

Tal como num estabelecimento físico você irá precisar declarar todas movimentações fiscais, dessa forma estude fornecedores de sistemas de emissão fiscal e controle contábil, pois a movimentação de revenda de produtos é grande. Se possível, procure uma consultoria do setor mercadista para detalhamento e resolução de dúvidas.

Supermercado Virtual

4 – Tenha uma ferramenta de e-commerce para o supermercado virtual

O coração do seu negócio é a interface com o seu cliente, ou seja, a plataforma que move as suas vendas é crucial para o sucesso do seu projeto. Um sistema de supermercado virtual que se modele às suas necessidades e suas regras de negócio é tão importante quanto o próprio negócio. Procure por um software que integre com outros sistemas para o gerenciamento rápido de produtos, que permita formas de interação com seus clientes, que lhe permita diluir custos com módulos suplementares (como por exemplo publicidade) e que tenha suporte técnico especializado.

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Veja aqui 3 coisas que você precisa saber sobre supermercado virtual.

5 – Estude como fidelizar seus clientes

A fidelização de clientes é um passo muito importante e será constante depois do projeto já em andamento. Iniciar estudos sobre seu público-alvo para futuras aplicações é substancial nesse momento, pois pode nortear as suas ações no decorrer da implementação das suas atividades. E-mails marketing, adwords segmentado, engajamento via fan page no facebook, sistemas de bonificação sobre compras e pontuação. Todas essas estratégias fazem parte da caminhada para o sucesso em negócios virtuais. Fique de olho!

As oportunidades desse ramo de negócio são uma crescente constante, pois o país começa, a passos pequenos, entrar nesse nicho de atuação e quem sair na frente, com as estratégias corretas, irá se destacar perante a concorrência. Confie e invista na ideia que tens, pois sem dúvida nenhuma é um tiro certeiro.

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Até a próxima!

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Formado em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Engenharia da Produção. Analista de Sistemas há mais de 9 anos e também professor nas áreas de E-commerce, Marketing Digital e Eng. de Software. Soluções simples e inovadoras são seu combustível.