Dicas de SEO para deixar seu site melhor posicionado no Google

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Quem é que nunca se perguntou como o Google consegue saber se um site é bom ou relevante o bastante para ficar bem ranqueado na sua busca? Garanto que quando você faz uma pesquisa, você abre o primeiro link que aparece, certo? tudo isso porque você acredita no Google. Vou confessar que também faço isso.

O PageRank do Google é controlado basicamente por um algoritmo muito complexo, que mede seu site em uma escala de 0 a 10 baseado em uma série de métricas. Ninguém sabe ao certo quais são elas, já que o algorítimo é guardado a 7 chaves pela empresa. Mas algumas delas já foram decifradas por engenharia reversa.

Inicialmente é importante saber o que é SEO (Search Engine Optimization) ou simplesmente Otimização para mecanismos de busca. É uma coleção de técnicas que tem como objetivo fazer você ficar melhor rankeado entre sites do mesmo gênero que do seu. Vou contar para você algumas delas.

Links

No início, lá em 1995, quando foi criado a primeira forma de rankear os sites pela empresa. Sua análise primordial era baseada em links, já que se você está linkando para outra página, você acredita que aquela página tenha conteúdo realmente relevante. Sendo assim, aquela página sobe na busca.

Hoje esse mecanismo foi aprimorado, mas continua em funcionamento. Agora se leva em consideração se a página que linkou para você é relevante(não funciona criar link em redes sociais). Ah, e também qual foi o tempo que um usuário que abriu o link ficou no site.

Conteúdo relevante

Esse ponto é muito importante, já que o robô do Google não leva em consideração só as informações, mas também como elas são expostas. A dica é, adicionar palavras-chaves(keyword), pensando sempre em quais palavras o usuário vai usar para tentar encontrar seu conteúdo.

Exemplo: Imagine que você possui uma corretora de imóveis em Guarapuava, palavras chaves para empreendimentos como esse seriam:
alugueis na Vila Carli, venda de casa, terrenos á venda, aluguel no centro, aluguel de apartamentos, etc.

Aí você pensa, ele vai mostrar todas as corretoras de imóveis do Brasil antes da minha. Então, não é bem assim na prática, já que ele mostra resultados a partir da localização do usuário.

Detalhes técnicos

Um ponto que o Google leva muito em consideração é se a página é responsiva, para um usuário que tente acessar de um dispositivo móvel. Também é avaliado o tempo que a página demorar para carregar, um usuário com internet ruim não pode ficar com um carregamento eterno.

O ideal é que a página seja projetada para se adaptar a qualquer resolução de tela, pois como todos sabemos, os smartphones já vem tomando conta da maioria das requisições feitas na internet. E nem sempre os aparelhos mobile tem uma boa conexão 2G, 3G e até mesmo 4G, sendo assim o site deve ser o mais compacto possível, com imagens comprimidas, códigos javascript e css minificados.

Fizemos um post sobre os efeitos colaterais da lentidão em e-commerce, vale a pena conferir.

Copiar conteúdo

Esse é um dos pontos que o Google não tolera. Mas caso você necessite fazer isso e não tenha outra opção, deixe o link de onde você copiou a informação. Se você não fizer isso vai acabar sendo penalizado e caindo na busca.

10 dicas de CEO para você subir na busca.

O SEO abrange muitas questões, segundo o próprio Google são mais de 400 parâmetros avaliados, nós relatamos só alguns dos mais importantes. No entanto, seguindo essas dicas de SEO você já terá um bom aumento orgânico na página da sua empresa.

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Até a próxima.

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Atua na área digital desde 2008, focado em empreendedorismo, projetos de Marketing Digital e Desenvolvimento de soluções web e mobile. Adora desafios e está sempre atento a novas tecnologias e possibilidades.