A evolução nas compras em supermercados. O que esperar?

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Tendências das Compras em Supermercados

Não é mais apenas futuro. As nossas compras em supermercados já estão sendo realizadas pela Internet, seja o rancho do mês ou aquela comprinha para a janta da noite, a Internet transforma o complicado no simples, sempre.

O modelo tradicional de compras em supermercados, em que vamos até o estabelecimento, pegamos o carrinho e vagamos pelo ambiente em busca dos produtos da nossa lista, passa lentamente a se tornar ultrapassado e também inviável, visto que a grande maioria das pessoas têm pouco tempo para as tarefas domiciliares, tudo que poupa tempo é muito bem vindo, não é?

As compras no varejo, na sua forma mais ampla (eletrônicos, roupas, acessórios), já atuam em ambiente online a mais tempo. Embora ainda apenas 3,5% do faturamento do varejo seja online, totalizando 29 bilhões em 2013 no Brasil, essa projeção é começa a se tornar cada vez mais vertical, fazendo com que muitas empresas acabem investindo em portais de venda pela web – ninguém mais quer ficar para trás.

Essa revolução na forma de consumo parece estar tomando conta dos consumidores, os quais, de acordo com uma reportagem da revista Exame, gastam até 40% a mais quando têm o poder na informação nas suas mãos. A compra online dá ao usuário muito mais informações sobre as suas atitudes, preços ficam mais acessíveis, as pesquisas pelos produtos é mais fácil, comparação de qualidades, etc. Dessa forma podemos ver o quanto comprar através de um e-commerce pode ser mais atrativo que diretamente no estabelecimento, tudo fica a um clique.

Captando toda a informação e transformando em estratégias

Como toda a movimentação dos usuários dentro de um e-commerce pode ser analisada (produtos clicados, tempo de visualização, produtos adicionados no carrinho, periodicidade de compras, etc) de forma muito mais exata e fácil do que em estabelecimentos físicos, as empresas se utilizam da inteligência de suas equipes para retornar mais informações e benefícios ainda para o usuário (Cross-sell e Up-sell, sistemas de pontuação, histórico), transformando-o em cliente fiel.

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Para um supermercado é muito difícil ter o controle sobre toda a informação que gira em torno de suas vendas, principalmente em relação à personalização de atendimento ao seu cliente, pois sabe-se a sazonalidade de venda de cada produto, mas não se sabe quem está comprando. Os supermercados que vendem pela Internet conseguem ter, nessa porção de vendas, muito mais informação em torno dos costumes e gostos de seus clientes online, pois podem acompanhar suas compras e seus históricos de compras.

Veja aqui algumas dicas quentinhas para você que quer montar um supermercado virtual.

Todo esse controle de dados sobre seu consumidor está se tornando competitivo, a cada dia cresce a quantidade de estabelecimentos proporcionando mais formas de compras, por telefone, por celular, pela Internet, com isso, na concorrência atual, quem tiver mais a oferecer para seus clientes irá se sobressair, e isso não se trata apenas de quantidade de produtos e preços baixos, mas também da qualidade do serviço prestado em vender e da transparência para o seu cliente.

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Formado em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Engenharia da Produção. Analista de Sistemas há mais de 9 anos e também professor nas áreas de E-commerce, Marketing Digital e Eng. de Software. Soluções simples e inovadoras são seu combustível.