7 Dicas Especiais Para E-commerce de Farmácia

e-commerce de farmácia

1. Seja o melhor no segmento de farmácias e reposicione sua marca

Crie conteúdo com objetivo de ser a maior autoridade no segmento de e-commerce de farmácia, construindo a marca para que ela seja lembrada pelo cliente como a melhor em determinada característica, por exemplo: Cuidados pessoais, prevenção de doenças, alimentação saudável, etc.

Não basta criar conteúdo único, é preciso falar a língua do seu consumidor. O principal fator de sucesso para um e-commerce é ouvir o que o cliente tem a falar, entender quais as dificuldades e oferecer algo a mais, surpreendendo suas expectativas.

Para descobrir as dificuldades dos clientes, um chat online pode ser uma ótima pedida. As redes sociais também são úteis neste aspecto.

2. Não brigue por preço, mas por boa reputação

Preço baixo não deixa de ser importante no e-commerce de farmácia, pois gera mais vendas, mas, caso a competitividade foque exclusivamente no preço, a sua margem de lucro cairá e o negócio não será rentável a longo prazo.  Não brigue somente por preço, ganhe o consumidor em outros quesitos: ofereça bom atendimento, disponibilize sua atenção, entregue no prazo e surpreenda!

3. Trate o cliente com exclusividade no e-commerce de farmácia

Quem não gosta de ser chamado pelo nome e saber que a pessoa que o chama se importa com você?

Tratar o cliente com exclusividade é oferecer uma grande carteira de produtos, bom preço, inovação, atendimento personalizado e ajudá-lo em sua experiência de compra. O atendimento personalizado poderá ser feito por meio da disponibilização de funcionalidades no e-commerce de farmácia que ajude o cliente na decisão de compra. Outra dica é disponibilizar uma área para avaliações de produtos, para que o cliente possa avaliar os produtos e ao mesmo tempo visualizar avaliações de outros clientes, isso permitirá interação com o seu e-commerce, bem como na decisão de compra de cada perfil de consumidor.

4. Foque no lucro a longo prazo

Uma estratégia para quem está começando a vender pela internet é dar desconto para as primeiras compras no e-commerce de farmácia, focando na rentabilidade em estratégias de recompra, ou seja, compras futuras.

Outra maneira de impulsionar as vendas pela internet, é fazer sorteios quinzenais ou mensais de prêmios para os clientes que realizaram compras pelo site. Isso faz o interesse dos clientes aumentar.

Mantê-los informados sobre novidades e promoções é de suma importância para que o fluxo de venda aumente a longo prazo.

5. Invista em SEO e faça da busca orgânica a principal fonte de receita

SEO é o principal canal de vendas pela internet, responsável por cerca de 35% das vendas em e-commerce, segundo levantamento da Conversion. Em se tratando de Farmácias, a estratégia de SEO é baseada na localidade geográfica atendida pela farmácia, pois a entrega de mercadorias é realizada, em grande maioria, pela equipe de colaboradores e não por transportadoras ou Correios.

SEO refere-se a otimização de sites para mecanismos de busca, levando em conta vários fatores como conteúdo, links, etc. Para saber mais sobre SEO leia este artigo.

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6. Entregue no prazo e faça uso de embalagens criativas

Caso seu e-commerce de farmácia trabalhe com agendamento de entrega, procure honrar os prazos e entregar no horário agendado, pois se não o fizer, poderá frustrar o cliente e ele não voltará a comprar em sua farmácia.

Para o cliente ter comprado em sua loja virtual, ele passou por muita coisa e gostou do que foi oferecido. Agora chegou a hora de fazê-lo suspirar com uma embalagem inesquecível. Você já deve ter recebido algo com uma embalagem tão bonita que acabou guardando-a, pois então!, esse é o objetivo. Caso ache interessante, também poderá fazer uso de brindes para fidelizar o cliente – bala, perfume, etc. Use a sua criatividade!

7. Fidelize o cliente

Para que o cliente volte a comprar, o relacionamento com a marca tem que ser bem trabalhada. Existem várias técnicas para fazer isso, as principais são o uso de e-mail marketing e das redes sociais.

No e-mail marketing é possível enviar ofertas exclusivas, bem como conteúdo útil para o cliente. Eduque seu consumidor, ajude-o e com certeza ele irá comprar mais vezes em seu e-commerce de farmácia.

Não meça esforço para fidelizar o cliente, seja criativo. Enquanto os clientes forem fiéis, continuarão comprando no seu e-commerce. Esteja de olho no mercado para saber o que fará você perder a próxima venda e antecipe-se para diminuir possíveis riscos.

Não é exagero falar que O Cliente é Rei, ele faz com que sua farmácia seja rentável, nada mais justo do que atendê-lo da melhor forma possível. Surpreenda o consumidor e ele nunca te abandonará, faça uso de uma plataforma completa de e-commerce de farmácia, com um software bem estruturado é possível preocupar-se menos com a operação e atender da melhor forma possível. Prefira as plataformas de farmácia que ofereçam também a possibilidade da criação de aplicativo para ser instalado no dispositivo móvel do cliente.

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Forte Abraço e até a próxima!

Bacharel em Sistemas de Informação, atua no mercado digital desde 2008, focado em empreendedorismo, projetos de desenvolvimento de soluções web e mobile. Adora desafios e está sempre atento a novas tecnologias e possibilidades.