5 Fatores Pouco Conhecidos Que Afetam o Orçamento de Site

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Você gostaria de tornar o processo de orçamento de site algo ágil e realizador?

Então, você precisa realizar alguns passos antes de entrar em contato com uma empresa que preste o serviço de desenvolvimento de site ou software.

As etapas a seguir são decisivas para que o desenvolvimento do site ocorra de maneira correta e da forma mais rápida possível.

1. Pesquise o mercado e segmente seu público-alvo

Pesquise Orçamento de Site

Antes de pensar em solicitar o orçamento de site pesquise quais pessoas quer que acessem sua página, a maioria dos sites hoje em dia são criados à toa e por esse motivo não conseguem falar diretamente com o público-alvo.

Fazer uma página específica para determinado nicho gera mais valor e resultados, pois você conseguirá comunicar-se diretamente com as pessoas interessadas em seu produtos ou serviço.

Outra coisa muito importante é conhecer seus concorrentes, verificar se já possuem site e quais as estratégias que usam para atrair visitantes. Mas lembre-se de nunca copiar seus concorrentes – “Como uma empresa pode esperar ser inovadora ou gerar uma vantagem competitiva se sua principal entrada para o mercado é uma mera cópia de seus concorrentes?” Pense nisso!

Após fazer o levantamento do público-alvo e dos concorrentes é necessário planejar o site.

2. Planeje com cuidado todos os aspectos do site

Planeje o orçamento do site

Geralmente as pessoas querem o site pronto o quanto antes e esquecem de planeja-lo, mas essa pressa com certeza terá conseqüências.

Planejar é a etapa mais importante para quem pretende desenvolver um site, pois o planejamento contempla todas as regras, páginas, funcionalidades e estratégias que serão adicionadas à página e ajudam no orçamento de site. Nesta etapa, você terá uma visão global do todo, ou seja, terá insights que antes passariam em branco e poderá corrigir erros que na etapa de desenvolvimento teriam um alto custo.

O que deve ser planejado?

Primeiro você deve se perguntar: Qual a missão crítica do site?

A missão crítica é simplesmente o objetivo do site, do porquê ele estar online. Existem vários motivos, dentre eles:

  • Gerar lista de e-mails
  • Vender algum produto
  • Vender algum serviço
  • Solicitação de orçamento
  • Download de algum arquivo
  • Preenchimento de algum formulário
  • Entre outros

Todas as estratégias usadas no site terão como objetivo encaminhar o visitante para a missão crítica (a desejável ação do visitante), isso pode ser chamado de funil de conversões e caso o visitante cumpra esse objetivo é gerado uma conversão. Essas conversões é que justificam o investimento em seu site.

Tendo o público-alvo e a missão crítica em vista, é preciso planejar o conteúdo que será publicado em no site. Sites de sucesso oferecem conteúdo único e atrativo aos visitantes, o conteúdo é o principal meio de ser encontrado no mundo digital, tanto pelo Google ou por compartilhamentos (em caso de conteúdo relevante).

Gere conteúdo que fale diretamente com seu segmento, essa é uma arma poderosa para fidelizar o cliente. Conteúdo que estou falando não é só texto, use também imagens, vídeos, podcasts, slides e outras formas, seja criativo. Lembro que é necessário gerar conteúdo único, por isso evite copiar.

Após planejar a base de conteúdo que será exibida, é a vez do Wireframe. O wireframe nada mais é do que um esboço da estrutura das principais páginas do site, mostra a disposição dos conteúdos como texto, gráficos e mídias diversas, o wireframe pode ser feito à mão ou em softwares como o Balsamiq Mockups (uso profissional). Nesta etapa é aconselhável conversar com uma pessoa especializada em usabilidade de páginas, já que cada tipo de conteúdo pode exigir uma estrutura de informação diferenciada. É muito importante procurar simplificar ao máximo a estrutura do site para o visitante conseguir navegar facilmente e não se perder.

3. Valide Sua Ideia

Valide seu orçamento de site

Mostre seu projeto para diversas pessoas, de preferência seu público-alvo. Tome nota do que elas falarão e caso dêem sugestões, analise-as e verifique a possibilidade de correção ou implementação.

Ouvir o que o segmente tem a dizer é muito importante e refletirá nas suas ações na internet, preste bastante atenção no que estão falando, deixar isto de lado vai ter dar dor de cabeça no futuro.

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4. Escolha as Tecnologias

Escolha da Tecnologia Orçamento de Site

A tecnologia usada para desenvolver seu site é muito importante e impacta diretamente no desempenho do mesmo.

Os mecanismos de busca se baseiam em variáveis de desempenho, entre outros fatores, para ranquear seu site, por isso a escolha correta das linguagens de programação e servidor de hospedagem são muito importantes na hora de desenvolver e implantar seu projeto.

Geralmente as tecnologias mais populares oferecem maior confiança, além de existir mais profissionais que trabalhem com as mesmas, facilitando muito na hora do suporte.

Muitas agências de desenvolvimento ainda insistem em usar tecnologias ultrapassadas, por isso é muito importante fazer uma pesquisa das tecnologias mais recentes e mais usadas, com isso você evitará muitos problemas.

5. Agora Encontre a Empresa Ideal e Negocie!

Negocie orçamento de site

Quem nunca ouviu o ditado “O barato sai caro!”? Pois bem, tome muito cuidado na hora de escolher a empresa aonde solicitará orçamento de site e desenvolverá sua ferramenta de negócios. Consulte o histórico, entre em contato com alguns clientes que já foram atendidos e também veja os trabalhos realizados por ela. Existem empresas muito boas e honestas no mercado que cobram o preço justo pelo serviço, dê preferência àquelas especializadas em SEO (Search Engine Optimization).

Com tudo isso em mãos fica muito mais fácil negociar, além disso, a empresa de desenvolvimento conseguirá fazer uma orçamento de site muito mais acertado, já que possui todos os requisitos e dificilmente eles terão mudanças. Em todo caso, troque uma ideia com a equipe de desenvolvimento e escute o que eles têm a dizer, quem sabe poderão melhorar seu planejamento e execução.

 

Fatores Pouco Conhecidos Que Afetam o Orçamento de Site: Relembre as 5 dicas

  1. Pesquise o mercado e segmente seu público-alvo
  2. Planeje com cuidado todos os aspectos do site
  3. Valide Sua Ideia
  4. Escolha da Tecnologia
  5. Encontre a Empresa Ideal e Negocie!

 

“Venda uma experiência, algo único e surpreendente. Um site que consiga tal façanha se destacará facilmente dos demais.”

 

Pergunta rápida para você…

Gostou do artigo? Ficou com dúvidas? Tem outras sugestões?

Deixe um comentário, pois leio absolutamente todos e tento respondê-los :)

Até a próxima!

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Atua na área digital desde 2008, focado em empreendedorismo, projetos de Marketing Digital e Desenvolvimento de soluções web e mobile. Adora desafios e está sempre atento a novas tecnologias e possibilidades.