4 coisas que você precisa saber sobre farmácia online

farmácia online

A nova crescente do e-commerce brasileiro é o segmento de farmácia online. A todo instante surgem artigos, notícias e reportagens sobre esse novo nicho de vendas pela Internet.

Analisamos algumas informações importantes para você que utiliza ou tem interesse em expandir seus negócios nesse “novo” segmento.

Somente 10% das farmácias do Brasil possuem e-commerce

Sim, procuramos a quantidade de cidades que já prestam esse tipo de serviço, ou seja, é uma grande (grande mesmo) oportunidade para ser pioneiro nesse segmento. Embora seja uma mudança de tradições a realização de compras em farmácia online, não há dúvidas de que esse nicho está caminhando em passos largos. Algumas pesquisas indicam o crescimento do segmento no e-commerce nacional.

Lembre-se: Quem sai na frente sempre terá uma atenção maior do público-alvo.

O maior vilão da farmácia online ainda é a logística

Em se tratando da venda online regionalizada, analisamos algumas pesquisas e constatamos que o aspecto que tem incomodado os clientes são os possíveis atrasos, já que a logística tem um impacto direto em relação as vendas da farmácia online.

A logística peculiar da farmácia (o cliente quer a entrega das compras na hora exata em que a mesma foi agendada) é um ponto crítico que deve ser muito bem estudado pela empresa que prestará esse tipo de serviço. Entregando os produtos solicitados corretamente na hora definida, você tem uma grande oportunidade de satisfazer o seu cliente e garantir compras futuras. Tudo isso é possível!

Fique Atualizado

É uma forma magnífica de conhecer e fidelizar o cliente

Sabe-se que para uma farmácia é muito difícil conhecer seu cliente (não o perfil genérico de quem compra, nos referimos a cada um dos seus clientes que entra e sai da farmácia), pois a pessoa entra no estabelecimento, faz suas compras e sai, sem nenhum atendimento personalizado. Esse modelo antigo ainda perdura tornando praticamente impossível à farmácia saber quem está comprando.

Um e-commerce de farmácia online transforma esse modelo num molde totalmente diferente, permitindo ao farmacêutico saber quanto, quando e o que os seus clientes compram, liberando um grande leque de possibilidades de atuação sobre o cliente de forma a possibilitar sua fidelização, pois será possível saber seus hábitos de consumo e conseguirá oferecer exatamente o que ele procura.

Forneça um App para a farmácia

Estamos muito acostumados a comprar por meio de apps. É muito importante que a farmácia forneça, além do e-commerce, um app para que o cliente possa realizar suas compras de maneira rápida e facilitada.

O que deve ficar claro para o farmacêutico, é que deve também haver uma integração entre e-commerce e sistema interno da farmácia (PDV/ERP), para que a atualização de preços e estoque no e-commerce seja automatizada, garantindo a integridade dos dados para o cliente.

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Bacharel em Sistemas de Informação, atua no mercado digital desde 2008, focado em empreendedorismo, projetos de desenvolvimento de soluções web e mobile. Adora desafios e está sempre atento a novas tecnologias e possibilidades.