Supermercado Delivery, Tendência ou Balela?

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supermercado delivery software

Todos nós sabemos que supermercados com estabelecimento físico são a grande maioria no Brasil. Estas empresas vendem seus produtos pelo método tradicional, onde o cliente deve deslocar-se até o ponto de venda, pegar um carrinho, adicionar os produtos e, ao final, passar no caixa para efetuar o pagamento das compras.

Não mencionei o tempo que o cliente perde para chegar ao supermercado, achar estacionamento, encontrar os produtos nas prateleiras, esperar na fila do caixa e voltar para casa.

Todos já sabem disso, correto?

Então, por que a grande maioria dos supermercadistas ainda continua atuando nesta forma arcaica de comércio em vez de criar seu supermercado delivery? Será que desejam que o cliente continue perdendo seu valioso tempo?

Pois bem, isso pode reduzir-se a assumir riscos e aproveitar oportunidades.

Riscos do Supermercado Delivery

A grande vilã do supermercado online com certeza é a cultura das pessoas, ou seja, apesar do crescimento tecnológico, a maioria das pessoas ainda tem receio em comprar pela internet, isso refere-se as compras em e-commerce como um todo.

Leva algum tempo para superarem este medo, mas é possível influenciá-las a comprar online por meio de campanhas de marketing. Conheço uma senhora de 55 anos que fez sua primeira compra pela internet em 2013 graças a um anúncio que dava 50% de desconto nas compras na loja online de uma cidade vizinha, desde então ela já realizou compras online mais de 20 vezes.

Pessoas com menos de 32 anos são o público ideal para ser engajado neste forma de negócio, pois estão mais acostumados com a tecnologia e a comprar pela internet.

Apesar da barreira cultural existente, ela  desaparecerá com o tempo.

Oportunidades do Supermercado Delivery

O uso cada vez maior de smartphones e a cobertura de internet são aliados poderosos para a expansão do e-commerce no Brasil. A utilização de dispositivos moveis está onipresente na vida das pessoas e isso só tende a crescer com o lançamento de objetos inteligentes como relógios e óculos.

As pessoas não conseguem viver mais sem internet, isso equipara-se ao uso da energia elétrica.

As pessoas estão online e fica mais fácil alcançá-las por meio de campanhas de marketing digital, podendo segmentar o público por idade e localização geográfica (bairro, cidade, estado, país).

O poder aquisitivo também é um fator muito importante. Nas últimas décadas mais pessoas subiram para as classes B e C, este público costuma comprar pela internet com frequência.

Os principais fatores que levam o consumidor a comprar pela internet são a falta de tempo, o preço e a comodidade.

Além das oportunidades citadas, são poucos os supermercados delivery existentes atualmente, isso por si só já é uma grande oportunidade de negócio na internet.

Supermercado Delivery: O que pode ser feito

Utilizando o software correto para supermercado delivery, é possível segmentar clientes, oferencendo o que procuram com base nas preferências e hábitos de compra, aumentando as vendas e fidelizando os consumidores.

A usabilidade é a base para a criação do supermercado delivery, o e-commerce deve ser fácil de navegar, agradável, rápido e “inteligente”, apresentando as informações certas às pessoas certas, isso aumenta consideravelmente a taxa de conversão (nesse caso: a venda).

Tudo isso é importante, mas caso já existe algum supermercado delivery em sua cidade, fica mais difícil entrar com força no mercado, a não ser que o concorrente tenha muitos pontos fracos e você possa se sobressair com base neles. Por isso, é muito importante ser pioneiro nessa atividade, já que tem-se a chance de fidelizar o cliente, e cliente fiel dificilmente comprará no concorrente. Pense nisso!

 

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Atua na área digital desde 2008, focado em empreendedorismo, projetos de Marketing Digital e Desenvolvimento de soluções web e mobile. Adora desafios e está sempre atento a novas tecnologias e possibilidades.