Por que usar WordPress para criar seu blog?

6 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 6 Flares ×

por que usar wordpress para criar blog

A maioria das pessoas faz tudo errado quando o assunto é criar um blog. Implantar um blog é muito simples, o problema está em escolher a plataforma ideal para atender todas as necessidades, que seja de fácil utilização e alteração.

Neste artigo falarei um pouco sobre WordPress, algumas características que gosto bastante. WordPress trata-se de um CMS (Content Management System), que nada mais é do que uma ferramenta onde é possível gerenciar conteúdo de forma amigável, não sendo necessário conhecimentos de programação.

Basicamente, o WordPress é o CMS mais usado no mundo, sendo que quase 18% dos sites foram feitos com ele. Foi desenvolvido em PHP e MySQL , respectivamente a linguagem de programação e SGBD mais populares, mas não entrarei em mais detalhes técnicos neste momento.

Com o WordPress você pode ter um blog em minutos, pois ele necessita apenas de um servidor de hospedagem com suporte à PHP e MySQL para funcionar. Sua instalação é extremamente simples, qualquer pessoa alfabetizada conseguirá implantá-lo.

O WordPress possui uma estrutura de códigos e arquivos bem organizada, facilitando a indexação de conteúdo pelo Google.

Vou destacar algumas características que considero interessantes no WordPress.

Gratuito e Open Source

Além de ser grátis, o que ajuda a poupar um pouco seu bolso, o WordPress também possui código aberto para possibilitar alterações no código fonte, muito útil em caso de personalizações extremas. Isso faz com que mais pessoas participem do desenvolvimento, aumentando consideravelmente a comunidade em torno do WordPress, que por sinal é a comunidade de software livre mais ativa atualmente.

Layout no WordPress

Esta é umas das características mais legais encontradas no WordPress, sendo possível utilizar temas (templates) para modificar completamente o visual do blog em poucos segundos. Ele consegue separar de forma inteligente o conteúdo da aparência, facilitando muito a vida do administrador do blog.

Funciona mais ou menos assim, você escolhe um tema no painel de controle e com um clique pode ativá-lo, fazendo com que a aparência do blog mude completamente. Existe uma outra forma de fazer isso importando temas (arquivos) compactados e ativando-os.

Podemos encontrar temas grátis e também pagos, fica a seu critério escolher o que mais lhe agrada. Uma dica é escolher temas com layout responsivo.

Plugins no WordPress

Outra funcionalidade bacana é a instalação de plugins para incrementar o blog com recursos e funcionalidades diversas, por exemplo, vamos supor que você esteja querendo criar um cadastro de newsletter no blog para que os visitantes possam informar o nome e endereço de e-mail para, posteriormente, receber novidades exclusivas. Normalmente você criaria o formulário em HTML, já no WordPress é preciso apenas buscar por um plugin de formulário, clicar em instalar, ativá-lo e configurar os campos, simples assim.

Existem plugins WordPress para as mais diversas necessidades, a maioria deles é gratuita mas também é possível encontrar plugins pagos. Caso não encontre o plugin que esteja procurando, poderá encomendá-lo de alguma pessoa ou agência que o desenvolva sob medida para você.

Seguem algumas funcionalidades que podem ser satisfeitas com o uso de plugins:

  • Galeria de imagens
  • Slides
  • E-commerce
  • Redes sociais
  • Formulários diversos
  • SEO

Conclusão

A qualidade e facilidade de uso do WordPress é inquestionável, a quantidade de novas versões e pessoas envolvidas com o projeto só vem a reforçar isso.

A infinidade de temas para WordPress dá mais liberdade para mesclar estilos sem se preocupar tanto com a programação, pois se precisar de alguma funcionalidade diferente você instala alguns plugins e está tudo resolvido. Agora, caso necessite alterar alguma coisa no código, você poderá fazê-lo sem problemas.

Além disso, escrevendo conteúdo otimizado para mecanismos de busca e utilizando um tema organizado para SEO, conseguirá a simpatia do Google e consequentemente seu blog poderá ser indexado nos resultados de busca naturalmente.

WordPress é uma ótima pedida para você que está querendo criar um blog pessoal ou mesmo para sua empresa.

Gostou do artigo? Ficou com dúvidas? Tem outras sugestões de artigos?

Espero que tenham gostado deste artigo sobre WordPress. Forte Abraço e até a próxima!

6 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 6 Flares ×

Atua na área digital desde 2008, focado em empreendedorismo, projetos de Marketing Digital e Desenvolvimento de soluções web e mobile. Adora desafios e está sempre atento a novas tecnologias e possibilidades.