Quer montar um Supermercado Virtual? 5 dicas quentinhas para você

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E-commerce para supermercados em alta

Com todo o crescimento constante de vendas pela internet, o Brasil começa a navegar para um novo nicho de vendas online, o supermercado virtual. Dessa forma surgem diversas perguntas e muitos planos de negócio movidos por um objetivo, ser o pioneiro na venda online de produtos de supermercado em sua cidade/região. Já conversei com vários empreendedores espalhados pelas mais diversas regiões do Brasil sobre suas ideias e projetos nessa área e todos têm um pensamento em comum, o de proporcionar mais conforto e qualidade no serviço prestado aos seus clientes.
Após tantas conversas e discussões, consegui mapear algumas das necessidades que sempre são levadas em consideração antes de atuar nesse ramo de mercado, e, assim, vamos abordá-las em 5 passos que são revisados para se montar um supermercado virtual.

1 – Conheça a sua região de atuação

É imprescindível conhecer a sua cidade, o ambiente do seu cliente, estude formas de dar aos seus fregueses a maior quantidade possível de conforto. O conhecimento logístico é extremamente importante, mas não mais que o conhecimento do perfil do seu cliente. Conhecer o local de atuação pode ser uma munição muito eficaz para as estratégias definidas ao longo da execução do negócio.

2 – Avalie os produtos oferecidos e seus estoques

Tão fundamental quanto analisar a região de atuação é a definição do mix de produtos que serão oferecidos no supermercado virtual. A grande demanda por vários departamentos pode tornar essa decisão um tanto difícil. Uma grande diversidade de produtos pode demandar várias formas de armazenamento e manuseio, como câmaras frias e refrigeradores, açougues e hortifruti. Investimentos de maior monta podem surgir. Alguns planos de negócio online avaliam a oferta de produtos mais elaborados e com maior valor agregado, visando reduzir o público-alvo a fim de personalizar mais o atendimento.

3 – Tenha um sistema de emissão fiscal

Tal como num estabelecimento físico você irá precisar declarar todas movimentações fiscais, dessa forma estude fornecedores de sistemas de emissão fiscal e controle contábil, pois a movimentação de revenda de produtos é grande. Se possível, procure uma consultoria do setor mercadista para detalhamento e resolução de dúvidas.

Supermercado Virtual

4 – Tenha uma ferramenta de e-commerce para o supermercado virtual

O coração do seu negócio é a interface com o seu cliente, ou seja, a plataforma que move as suas vendas é crucial para o sucesso do seu projeto. Um sistema de supermercado virtual que se modele às suas necessidades e suas regras de negócio é tão importante quanto o próprio negócio. Procure por um software que integre com outros sistemas para o gerenciamento rápido de produtos, que permita formas de interação com seus clientes, que lhe permita diluir custos com módulos suplementares (como por exemplo publicidade) e que tenha suporte técnico especializado.

Procure quem lhe passa confiança e credibilidade no trabalho, pois será vital para seu sucesso.

Veja aqui 3 coisas que você precisa saber sobre supermercado virtual.

5 – Estude como fidelizar seus clientes

A fidelização de clientes é um passo muito importante e será constante depois do projeto já em andamento. Iniciar estudos sobre seu público-alvo para futuras aplicações é substancial nesse momento, pois pode nortear as suas ações no decorrer da implementação das suas atividades. E-mails marketing, adwords segmentado, engajamento via fan page no facebook, sistemas de bonificação sobre compras e pontuação. Todas essas estratégias fazem parte da caminhada para o sucesso em negócios virtuais. Fique de olho!

As oportunidades desse ramo de negócio são uma crescente constante, pois o país começa, a passos pequenos, entrar nesse nicho de atuação e quem sair na frente, com as estratégias corretas, irá se destacar perante a concorrência. Confie e invista na ideia que tens, pois sem dúvida nenhuma é um tiro certeiro.

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Deixe um comentário ou entre em contato comigo para conversarmos.

Até a próxima!

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Formado em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Engenharia da Produção. Cursa MBA em Marketing pela FGV e Pós-graduação em Engenharia e Qualidade de Software pela UNOESC. Trabalha como Analista de Sistemas e também Professor Universitário na área de E-commerce, Marketing Digital e Eng. de Software. Soluções inovadoras para desafios corriqueiros é o seu objetivo.

  • Sebastião Gomes

    Qual seria o valor inicial em mercadorias recomendado para iniciar o investimento?

    • Boa tarde Sebastião!
      Embora seja interessante entrar em contato com uma consutoria especializada em supermercados, posso lhe adiantar que irá depender muito da classe econômica que você quer atingir.
      Temos clientes que vendem apenas produtos de cesta básica e outros mais simples até clientes que vendem mais de 2.000 produtos no seu mix.

  • Ariane Rebellato

    Boa noite! Parabéns pelo Blog.

    Para as formas de pagamento na entrega (dinheiro e débito), qual a garantia do vendedor de que a compra não é uma fraude?

    Obrigada!

    • Bom dia Ariane, tudo bom?
      Muito obrigado!
      Bom, normalmente os supermercados fazem uma triagem para aprovar cadastros de clientes que querem a opção de pagar no recebimento da compra (seja em dinheiro, cheque, ou até cartão). Tradicionalmente, os sistemas de e-commerce disponibilizam as formas de pagamento de acordo com o perfil do cliente que está fazendo a compra, ou seja, caso o supermercado permita que seja realizada a compra sem o pagamento antecipado, está, tecnicamente, correndo este risco.
      Embora, novamente lhe digo, que tudo depende de cadastro (perfil) do cliente. O supermercado pode permitir pagamento no ato do recebimento apenas para clientes VIPs, por exemplo, e o restante, apenas as formas tradicionais de pagamento online.

      Qualquer outra dúvida, basta mandar um recado!

  • simone

    bom dia qual o primeiro passo pra ter um supermercado virtual e quem eu devo procurar pra me ajudar nesse seguimento? já vendo e faço entrega por telefone mais uma supermercado o-line ia me ajudar bastante e seria mais conforto pra meus clientes.

    Grata simone

    • Olá Simone, tudo bom?

      Primeiramente obrigado pela sua interação com nosso blog!
      Bom em relação à sua pergunta posso lhe ajudar nesse aspecto, sem dúvida alguma.
      Peço que entre em contato via e-mail comigo (leonardo@9bits.com.br) ou pelo telefone 49 – 91033323 para que possamos conversar sobre implementações e importantes aspectos da implantação de um e-commerce de supermercados!
      Grande abraço!

    • ExcelênciaNoServir

      Bom dia. Já conseguiu levar seu serviço para o virtual ? Gostaria de de informar pois tenho condições de contribuir para execução de sua loja virtual.

  • A parte mais complicada me parece a parte da emissão da nota fiscal, alguém tem alguma dica para me orientar a respeito?

    • Bom dia Vinicius, tudo bom?
      Obrigado pelo seu comentário!
      A emissão da NF ou CF pelo supermercado não é que seja complicada, o problema que se encontra aí é a sincronia entre o sistema de emissão e controle fiscal e o sistema de e-commerce. Se o estabelecimento já possui um sistema de emissão e posteriormente adquire um E-commerce, se o projeto não é muito bem elaborado a integração entre os dois é difícil, fazendo com que tenhas que pegar a venda pelo e-commerce e, paralelamente, emiti-la no sistema interno.
      Hoje em dia já existem várias plataformas online que emitem notas e oferecem API’s de integração, transformando esse processo “difícil” em uma coisa mais simples.
      Abraços

  • Angela Maria

    Parabéns pelas dicas, sou acadêmica de Administração e estou fazendo um trabalho sobre Processo Decisório de um supermercado virtual que fechou as portas após 14 meses e o artigo vai me ajudar muito, pois meu conhecimento sobre o assunto é pouco pra não dizer nenhum.

    • Olá, Angela, tudo bom?
      Obrigado pelo seu contato!
      Fique à vontade para navegar pelo nosso blog e qualquer dúvidas pode entrar em contato diretamente pelo meu e-mail: leonardo@9bits.com.br

      Abraços!

  • Lucas

    Moro em uma cidade carente deste tipo de comercio , tenho interesse nesse ramo o problema que nem sei por onde começar ,qual seria o capital $$ necessário para abrir esse tipo de negocio ?

    • Olá, Lucas, tudo bom?

      Desculpe-me a demora no retorno, mas acho que não recebi a notificação do seu comentário.

      Bom, há muitas formas de investimento. O item mais impactante inicialmente, sem dúvidas, são os produtos que irá revender caso deseje mantê-los em estoque.
      Veículo e publicidade vêm na cola.
      Em relação ao sistema, tecnicamente é um preço baixo se comparado a outras variáveis, mas deve levá-lo em consideração.

      Tivemos clientes que investiram de R$ 10.000 a R$ 150.000 no negócio.

  • Nathália

    Certamente o diferencial de uma rede de mercado on line será seu tempo de entrega,comunicação entre empreendedor e cliente e qualidade do produto oferecido,entre outros.Estou na concorrência rsrs.Parabéns pelo artigo!

    • Nathália,

      Obrigado pela resposta e sucesso em sua jornada.
      Caso tenha interesse em soluções de software, estamos à disposição. Basta entrar em contato pelo e-mail: leonardo@9bits.com.br
      Abraços

  • Emerson Menezes

    Olá Leonardo pretendo atuar na área de supermercado virtual, com uma logística pequena em torno de no máximo um raio de 20 km divididos em bairros da capital, temos umas das melhores redes de supermercados do Brasil em atendimento e qualidade e bem estar, no entanto pretendo fazer a diferença com a logística e a comodidade dos futuros clientes. o que você me indicaria? meu email .emersonpiese@hotmail.com parabéns pelo blog!!

  • Elias matos de souza

    Boa Tarde Leonardo!
    adorei está ideia de mercado virtual, estou neste momento enviando este comentário, justamente porque estava a busca de realizar um negócio que atendesse a necessidade de um público alvo, sem expor aos riscos diário da marginalidade.
    estou pensando seriamente na ideia e com certeza, se eu vier por em prática este projeto, com certeza irei buscar os teus serviços.
    estou em Santa Catarina, mais precisamente em Navegantes, norte do estado, e estou estudando um plano de negócio de baixo investimento, mas que atenda a expectativa do mercado. por isso estou fazendo uma sondagem para saber realmente no que investir.
    com toda certeza, irei futuramente precisar dos seus conselhos e lógico, serviços!
    um abraço!

    • Olá, Elias, tudo bom?
      Muito legal saber da sua proposta. Sem dúvida nenhuma, ao adquirir suas necessidades por meio de um super virtual, o usuário passa a ter maior segurança, comodidade e também preços baixos. Muitos se enganam por achar que um superonline tem preços elevados.
      Também estamos em SC hehe.
      Qualquer necessidade: leonardo@9bits.com.br
      Grande abraço!

    • ExcelênciaNoServir

      Bom dia. Já conseguiu concluir o projeto. Gostaria de obter informações sobre este projeto, pois tenho condições de contribuir para execução de sua loja virtual.

  • Jakson Sipolatti

    Olá, tenho um mercado de vizinhança, mais voltado para vendas de bairro, em Vila Velha, região metropolitana do ES.

    Estou interessado em abrir às vendas online, atingir um novo público, novos nichos… gostaria de mais informações sobre este processo, investimento, adequação de sistemas, etc.

    Obrigado.

    • ExcelênciaNoServir

      Bom dia. Já conseguiu levar seu serviço para o virtual ? Gostaria de de informar pois tenho condições de contribuir para execução de sua loja virtual.

      • Joao Ricardo De Almeida Medeir

        Olá, tenho interesse no processo de supermercado virtual
        Jr.amedeiros@ig.com.br

      • agencia9bits

        Olá, Disqus, tudo bom?
        Primeiramente, obrigado pelo contato!

        Oferecemos 2 serviços sincronizados:
        O 9market é uma solução para supermercados de pequeno e médio porte que não têm equipe ou porte para manter/desenvolver um e-commerce 100% personalizado in house. Nosso software conta com todos os módulos para se realizarem vendas pela internet. Do gerenciamento de produtos aos pagamentos. Integrações, banco de imagens, logística, gerenciamento dos clientes, spots de publicidade e muito mais. Integramos com qualquer software de PDV/retaguarda que você tenha seus produtos já cadastrados. A consultoria de estabilização do serviço e orientações no que se deve envolver seus esforços. Após instalado o sistema, caso o cliente deseje alterações no software deverá solicitar para análise, após isso receberá o orçamento das alterações, caso esteja de acordo elas serão desenvolvidas e liberadas. Como mostra acima, trabalhamos com o fornecimento do software para realizar as vendas pela internet, mas quem opera o sistema é o próprio cliente. Ficamos responsáveis apenas pelo suporte técnico, hospedagem, backup de dados e bom funcionamento do sistema.
        Temos um banco de imagens/produtos pré-selecionados o qual o cliente pode discricionariamente decidir por utilizar ou não. Veja nossa tabela clicando aqui: Tabela de Preços
        Quanto à atualização dos produtos, você mesmo opera internamente. Para emissão fiscal e gestão mais específica de estoque, integramos com um sistema com esse fim. Você contrata uma licença do software (não o compra) e trabalhamos com responsabilidade no suporte técnico. Não operamos o sistema.
        Caso tenha interesse em uma ligação, basta informar!

        O site fica personalizado com sua identidade visual.
        Ambiente de Teste:
        https://9market.com.br /

        Exemplos personalizados:
        http://figurasupermercado.com.br http://comprasemcasa.com.br http://superonline24h.com.br https://supercatalaoonline.com.br https://supermoy.com.br https://easymarketpe.com.br

  • José Eduardo

    Boa noite Leonardo. Nesse negócio é possível fazer uma parceria ou revender produtos dos supermercados?

  • Pingback: Fluxograma: Abrindo um supermercado virtual - 9Blog()

  • Carlos Magno Bispo Dps Santos

    Bom dia Leonardo !!!!
    Qual empresa de consultoria em logística de supermercado você indicaria ?Para acrescentar essa plataforma de supermacodo virtual ao convencional?

    • Olá, Carlos, tudo bom?

      Obrigado pelo seu comentário!
      Bom, quando a empresas especializadas em logística é muito difícil eu fazer uma sugestão, pois é um serviço muito regionalizado (a empresa da sua cidade é diferente da minha).
      A sugestão é trabalhar em um modelo de logística que facilite o seu trabalho. Uma vinculação com MotoBoys para entregas expressas e em pouca quantidade é sempre uma saída rápida e barata.

      Abraços