E-commerce para Mercados: Fidelização e Ticket Médio

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Já há algum tempo envolvidos com E-commerce para Mercados acabamos discutindo números e tendências quase que diariamente para esse nicho que engatinha em nosso país.
Todos que já empreenderam nesse ramo sabem que aos olhos despreparados parece muito mais simples do que é.
Vou iniciar uma série de posts que trarão números minerados de pesquisas realizadas pela nossa equipe e que podem, de alguma forma, auxiliar sua decisão de abrir um E-commerce para Mercados.
E-commerce para Mercados

1. Fidelizando os clientes do supermercado online

Uma grande questão a se responder, em qualquer negócio implementado, é como fidelizar os clientes nessa grande gama de concorrência. Bom, em se tratando de e-commerce para mercados, o administrador já possui um diferencial em relação ao supermercado físico que é a própria comodidade do cliente em fazer suas compras.

Porém, o cliente realizar suas compras pela primeira vez no site não significa que ele irá, a partir de então, sempre comprar pelo seu portal.

De acordo com Vinícius de Castro Morais, proprietário do SupermercadoExpresso.com, para que os clientes retornem a fazer mais compras pelo seu portal é necessário o cumprimento de 4 pontos. São eles:

Os produtos devem chegar sempre como foram solicitados

A troca de produtos comprados por similares não agrada a clientela, assim, ocorrendo algum tipo de desacordo logo na primeira compra pode afetar as demais.

Entregar a quantidade correta da compra

Para Vinícius, cada unidade dos produtos comprados tem uma importância para o cliente: “Você não sabe se aquela caixinha de creme de leite era para um molho da janta, ou então o frango era para o almoço daquele dia.”

Produto em perfeitas condições

Principalmente quando se tratam de produtos de hortifruti ou carnes, o cliente tende a ter um olho mais cirúrgico perante às condições dos produtos. Em especial quando se trata do público feminino, informa Vinícius “é um público mais exigente.“.

A compra deve chegar no horário programado

Para o proprietário do supermercado, um dos itens mais importantes para fidelizar o cliente é o atendimento à risca dos horários programados pelos clientes. “Em nenhum momento podemos presumir que alguma compra pode atrasar“.

Veja aqui Supermercado Delivery: Físico, Online ou Drop Shipping?

2. A importância do Ticket Médio no E-commerce para Mercados

O aumento do ticket médio dos estabelecimentos comerciais sempre é uma meta a ser alcançada. No supermercado virtual não é diferente, mas como? Como aumentar o ticket médio em um ambiente não físico, que não possui gôndolas chamativas, posicionamento de categorias?

Para Caio Figura, responsável pelo departamento de venda online do Figura Supermercado, o ticket médio, no ambiente online, pode ser incrementado aumentando as variedades de produtos e de marcas disponíveis no site.

Nem todos os produtos disponíveis no supermercado estão disponíveis no site, mas, pelas nossas experiências, ficou comprovado que quanto mais produtos disponíveis no site, maior o ticket médio do canal de vendas

Para Caio foi uma surpresa, de certa forma, analisar que o ticket médio do site é maior que o do estabelecimento físico.

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Forte Abraço e até a próxima!

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Formado em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Engenharia da Produção. Cursa MBA em Marketing pela FGV e Pós-graduação em Engenharia e Qualidade de Software pela UNOESC. Trabalha como Analista de Sistemas e também Professor Universitário na área de E-commerce, Marketing Digital e Eng. de Software. Soluções inovadoras para desafios corriqueiros é o seu objetivo.