15 Plugins matadores para WordPress

8 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 LinkedIn 2 Email -- 8 Flares ×

Todos sabemos da importância do WordPress no cenário atual da Internet. Um dos quesitos que o difere dos concorrentes é a capacidade e facilidade de customizá-lo, onde os plugins possuem um papel de destaque neste processo.

Falarei aqui de alguns plugins que você deve considerar caso tenha ou vá ter um blog em WordPress.

15 Plugins matadores para WordPress

Akismet

Este plugin reconhece comentário spam e promete ser quase 100% eficaz na captura dos mesmos. Suspeita-se que 80% dos comentários são spam, então o melhor a fazer é precaver-se.

O legal é que ele já vem instalado por padrão no WordPress, bastando ativá-lo para usar.

WordPress SEO

O plugin WordPress SEO é um dos mais completos deste gênero e oferece tudo o que você precisa para otimizar seu blog. Ele contempla funcionalidades de visualização e análise de texto que ajudam você a otimizar suas páginas de conteúdo, títulos de imagens, meta-description, sitemaps XML e outras opções de otimização.

A funcionalidade mais interessante deste plugin é a capacidade de avaliar o texto do artigo e exibir as correções que devem ser feitas no mesmo. Assim, é possível verificar em tempo real o que deve ser alterado para deixar o artigo otimizado para os motores de busca.

Contact Form 7

Este plugin pode gerenciar múltiplas formas de contato, além de permitir personalizar o formato dos formulários, pode-se usar Ajax, CAPTCHA, filtragem de spam Akismet e assim por diante.

Contact Form 7 é muito simples de usar e configurar.

Disqus

Gosto muito deste plugin, ele oferece uma plataforma centralizada de comentários para sites e blogs, ou seja, Disqus oferece um serviço para o visitante comentar em diversos domínios usando apenas uma conta. Assim, não é preciso preencher àqueles formulários chatos com nome, e-mail, etc para comentar.

Além disso, é possível votar nos melhores comentários, ordenando-os por sua relevância. Experimente ele comentando este artigo ;)

Outbound Links

Trata-se de um plugin para WordPress que força a abertura de links externos em uma nova janela do navegador. Dessa forma, o leitor continuará com a aba do seu blog aberta quando clicar em um link externo em seu blog.

MailChimp

É fácil adicionar um formulário MailChimp em seu blog WordPress, coletando leads para a sua lista de e-mail criada no MailChimp. A vantagem desse procedimento é permitir que as pessoas se inscrevam sem sair do seu blog, e o formulário pode ser estilizado para coincidir com o estilo da sua página.

W3 Total Cache

O W3 Total Cache é um plugin gratuito para otimizar a performance do blog, aumentando a velocidade de carregamento das páginas. Este é um dos melhores plugins de cache existentes e é utilizado por milhares de blogs em todo o mundo. Ele compacta e combina arquivos JS e CSS, reduzindo consultas ao banco de dados, além de utilizar o cache dos navegadores.

CopyLink

Basicamente, é usado para adicionar links automaticamente a trechos de texto copiados em seu blog. O conteúdo copiado de um blog com o copylink habilitado recebe ligações (links) automáticas para a página à qual o conteúdo foi copiado.

Isso ajuda a evitar duplicação de conteúdo, melhora a qualidade de citações e aumenta a quantidade de links apontando para o seu blog.

Fantastic Content Protector

Como o anterior, este plugin também visa proteger o conteúdo do blog, porém com funcionalidades diferentes:

  • Desabilita o mouse clique direito do mouse;
  • Desativa CTRL + C – Copiar
  • Desativa CTRL + X – Recortar
  • Desativa CTRL + V – Colar
  • Desativa CTRL + U – Ver código fonte
  • Desativa CTRL + A – Selecionar tudo
  • Desativa CTRL + S – Salvar
  • Desativa CTRL + P – Imprimir
  • Desativa Arrastar Imagem

Caso você queira dificultar a vida das pessoas que desejam vasculhar o seu conteúdo a fim de copiá-lo, use este plugin! ;)

Flare

Flare é um plugin dedicado a compartilhar o conteúdo do seu blog nas redes sociais mais populares. Além, de possuir um design super moderno ele:

  • Adiciona um Follow Me – widgets em seu site com links para suas redes sociais, conseguindo mais seguidores.
  • Configura vários ícones para alguns dos serviços de compartilhamento mais populares, como: Twitter, Facebook, Stumble Upon, Reddit, Google + e Pinterest.
  • Ordena facilmente os ícones e possui a capacidade de personalizar sua aparência.
  • É possível escolher onde deseja que o plugin apareça: na parte superior, inferior, esquerda ou lado direito do seu conteúdo.

Mini Pop-Up

Como o próprio nome já diz, o Mini Pop-Up tem por objetivo mostrar um pop-up contendo uma caixa de Fã do Facebook, incentivando os leitores a curtir sua página do Face , aumentando a quantidade de fãs e o alcance das publicações.

Apenas tome cuidado ao usar pop-ups em seu blog, pois os mesmos podem aumentar a taxa de rejeição. Use com moderação!

Better WordPress Minify

Excelente plugin para melhorar o desempenho no tempo de carregamento de seu blog. Ele faz uso da biblioteca PHP minify que permite combinar arquivos CSS e JS em um único arquivo já comprimido e otimizado, fazendo com que o conteúdo seja carregado e renderizado mais rapidamente.

Você poderá configurar e customizar o Better WordPress Minify por meio do painel de controle do WordPress.

Related Posts

Sabe quando você acaba de ler um artigo e logo abaixo desse artigo existe uma listagem de artigos relacionados ao mesmo tema e você acaba clicando em algum e ficando mais tempo no blog?

Pois é, o plugin Related Posts é utilizado para exibir essa listagem de artigos relacionados. Isso aumenta consideravelmente o engajamento dos leitores com seu conteúdo.

O plugin suporta diferentes estilos como miniaturas e pode ser personalizado a seu gosto.

WP DB Backup

A pior coisa que pode acontecer no blog é perder todo o conteúdo que você construiu com tanta dedicação ao longo do tempo. Para minimizar este risco podemos fazer uso do plugin WP DB Backup, ele permite fazer o backup das tabelas do banco de dados utilizadas pelo WordPress para armazenar as informações do seu blog.

Author Bio Box

É uma opção interessante caso queira exibir os dados do autor do artigo logo ao final do texto. Você pode vê-lo em ação logo ao final deste artigo, contendo meu nome, imagem e links para meus perfis nas redes sociais.

Conclusão dos Plugins matadores para WordPress

A qualidade e facilidade de uso do WordPress é inquestionável, a quantidade de plugins disponíveis para a plataforma cresce a cada dia.

Neste artigo listei alguns plugins que considero muito importantes para você que tem um blog em WordPress ou que deseja criar um.

Existem plugins grátis e pagos, escolha àqueles que suprirão sua necessidade e bom trabalho!

Gostou do artigo? Ficou com dúvidas? Tem outras sugestões de artigos?

Espero que tenham gostado deste artigo sobre 15 Plugins matadores para WordPress. Forte Abraço e até a próxima!

8 Flares Twitter 0 Facebook 4 Google+ 2 LinkedIn 2 Email -- 8 Flares ×

Atua na área digital desde 2008, focado em empreendedorismo, projetos de Marketing Digital e Desenvolvimento de soluções web e mobile. Adora desafios e está sempre atento a novas tecnologias e possibilidades.

  • Cristian Vs Luana Dutra

    Esse Artigo me ajudou bastante em personalizar o meu Blog, muito obrigado 9Bits

    • Roberto Ludwig

      Obrigado Cristian!

      Abraços!

  • Guest

    Não tem por onde

  • Alice

    Gostei muito do artigo! :)

    • Roberto Ludwig

      Obrigado Alice!

      Abraços!

  • Tihh Gonçalves

    Já conhecia (e utilizava) a maioria.
    Muito show! :)

    • Roberto Ludwig

      Obrigado Tihh!

      Abraços!